terça-feira, 8 de abril de 2008

reinvenção de ulisses




De James Joyce / Antonio Houaiss / Kleber Torres


James Joyce






James Augustine Aloysius Joyce - (Dublin, 2 de Fevereiro de 1882 — Zurique, Suíça, 13 de Janeiro de 1941) foi um escritor irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.
Suas obras mais conhecidas são o volume de contos Dublinenses (1914) e os romances Retrato do Artista Quando Jovem (1916), Ulisses (1922) e Finnegans Wake (1939) - o que se poderia considerar um "cânone joyceano".



Embora Joyce tenha vivido fora de seu país natal pela maior parte da vida adulta, suas experiências irlandesas são essenciais para sua obra e fornecem-lhe toda a ambientação e muito da temática. Seu universo ficcional enraíza-se fortemente em Dublin e reflete sua vida familiar e eventos, amizades e inimizades dos tempos de escola e faculdade. Desta forma, ele é ao mesmo tempo um dos mais cosmopolitas e um dos mais particularistas dos autores modernistas de língua inglesa. (Fonte : Wikepédia)




Antônio Houaiss (Rio de Janeiro, 15 de outubro de 1915 — Rio de Janeiro, 7 de março de 1999) foi um intelectual e filólogo brasileiro. Houaiss era o quinto de sete filhos de um casal de imigrantes libaneses, Habib Assad Houaiss e Malvina Farjalla, radicados no Rio de Janeiro. Com dezesseis anos, começou a lecionar português, atividade que fez durante toda sua vida. Intelectual de destaque, Houaiss foi filólogo, escritor, crítico literário, tradutor e diplomata e Ministro da Cultura.
Ocupou diversos cargos importantes como presidente da Academia Brasileira de Letras, Ministro da Cultura e membro da Academia das Ciências de Lisboa. A revista Veja chegou a defini-lo como o "maior estudioso das palavras da língua portuguesa nos tempos modernos".
Autor de dezenove livros, Houaiss organizou e elaborou as duas enciclopédias mais importantes já feitas no Brasil, a Delta-Larousse e a Mirador Internacional. Publicou dois dicionários bilíngües inglês-português, organizou o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras. Entre seus trabalhos de tradução está o romance Ulisses de James Joyce. (Fonte : Wikipédia)



Kleber Antônio Torres - Jornalista e escritor, nasceu em Salvador, em 21 de setembro de 1947. É autor dos livros Objeto Direto e Poesias, além de de ter participado de diversas antologias de autores regionais. Também tem publicados na web: D
esbunde,

Reinvenção de Ulisses e Arte e Manhas, que estão experimentamente nos blogs: palavradigital1.blogspot.com, reivencaodeulisses.blogspot.com e artezemanhas.blogspot.com.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola klebão. Gostei da Reinvenção. São muitos os caminhos da poesia.

Lara